BDRs: cinco fatos sobre os certificados

Pergunte aos seus pais: como vocês faziam para investir na juventude? Provavelmente as opções mais tradicionais como caderneta de poupança e imóveis serão as mais citadas, sem a menção de opções de investimentos menos populares e lançados mais recentemente como BDR.

Atualmente, contamos com uma infinidade de produtos financeiros – alguns destes, internacionais. Um deles é conhecido pela sigla BDR (Brazilian Depositary Receipts), que te permite comprar e vender títulos representativos de empresas como Amazon, Google, Apple, Disney, entre tantas outras gigantes mundiais, daqui mesmo do Brasil. Empresas nacionais que abriram capital em outros países também são contempladas pelos BDRs.

As emissões desses certificados – papéis que representam as respectivas ações – são realizadas por instituições brasileiras (depositárias), que têm autorização para operar em mercados estrangeiros e que mantêm a sua custódia. Vantagens como o acesso às grandes corporações mundiais sem muita burocracia são bastante atrativas. Confira abaixo cinco características desse ativo.

 

1 – Acesso às grandes empresas globais

O BDR possibilita você investir um valor mobiliário que representa determinada ação de uma empresa. Você não se torna sócio dessa empresa, mas lucra com o seu desempenho.

 

2 – Atenção à tributação

BDRs não têm isenção do Imposto de Renda, como as ações da Bolsa brasileira (B3) em casos de venda em até R$ 20 mil ao mês (15% em Swing Trade e 20% em Day Trade). Por outro lado, não há cobrança de IOF.

 

3 – Liquidez

As vendas dos ativos e resgates em dinheiro ocorrem em d+2. Entretanto, para a venda e compra em seguida de outros ativos, é permitido realizar a operação no mesmo dia.

 

4 – Praticidade

Anos atrás, era preciso abrir uma conta no exterior e enviar o dinheiro para investir em uma empresa internacional; agora toda o processo ocorre na própria B3. É mais fácil e econômico – você não paga tarifa de remessa do dinheiro.

 

5 – Diversificação

São mais de 600 empresas listadas na Bolsa brasileira (B3) para o seu investimento em BDR.

.

Quer conhecer mais sobre opções de investimentos lançadas recentemente para todos os investidores e diversificar mais a sua carteira de ativos? Entre em contato com a nossa assessoria para avaliar o seu perfil e entender as oportunidades alinhadas aos seus objetivos e recursos. Não existe o melhor investimento; existe o seu.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.