Previdência Privada - Philos
A sigla

Environmental, Social and Corporate Governance – os três pilares da sustentabilidade que devem ser seguidos por empresas, sociedade e governo para fazer a diferença na proteção do planeta e combate à pobreza, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas. O potencial transformador é imenso. No mundo dos negócios, a incorporação de melhores práticas ambientais, sociais e de governança é cada vez mais exigida pelos consumidores e também pelos investidores – um caminho sem volta.

 

Investimentos ESG

São investimentos sustentáveis e, como qualquer outro, buscam tirar o melhor rendimento possível dos seus recursos. A diferença aqui é que, além da rentabilidade, objetiva-se gerar impacto positivo. Para isso, aplica-se em empresas comprometidas com pelo menos um dos três pilares ESG.

 

Fundos ESG

Como qualquer fundo, são uma espécie de “condomínio” de investidores que compram cotas destinadas à aplicação coletiva no mercado financeiro e de capitais por um gestor profissional. As decisões obedecem objetivos e políticas predefinidos e, no caso dos fundos verdes, ser um modelo de negócio sustentável é uma das exigências para a alocação dos recursos. Em outras palavras, os gestores dos fundos buscam empresas alinhadas aos princípios ESG, com bom desempenho em pelo menos um dos pilares.

 

Vale a pena investir?

Embora o ESG impacte positivamente toda a sociedade, a resposta para essa pergunta depende de características individuais. É claro que o fato de atribuir propósito ao seu dinheiro é de extrema relevância, mas a decisão de qualquer investimento deve levar em conta os critérios que definem o seu perfil, como tolerância ao risco, objetivos e disponibilidade financeira. Você pode, por exemplo, optar por fundos verdes que priorizam segurança para minimizar os riscos da renda variável, mas não pode evitá-los. A liquidez, por sua vez, também tem peso grande: de forma geral, os aportes em ações levam tempo para amadurecer – a volatilidade tende a ser menor no longo prazo. Além disso, os impactos das práticas de sustentabilidade, tanto sociais quanto no reconhecimento da marca, não costumam ser de curto prazo.

 

Se você se interessou pelo assunto, quer mais sobre a tendência e avaliar o seu perfil para incluir investimentos ESG na sua carteira, entre em contato com a gente. Nossos assessores são especializados, atualizados e estão sempre preparados para orientar você rumo aos seus objetivos.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.