Marcação a mercado

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Anbima, determinou a alteração do método de divulgação dos títulos de Crédito Privado (Títulos Públicos, CRAs, CRIs e Debêntures) nas carteiras dos investidores. Eles deixarão de ser divulgados pela marcação da curva e passarão a ser divulgados com preço a mercado.

 

Como funciona atualmente?

 

A maioria dos bancos e corretoras divulgam a evolução dos investimentos da Renda Fixa com “marcação a curva”. Diferentemente da marcação a mercado que está suscetível a variações diárias, os seus rendimentos são apresentados de acordo com a taxa contratada.

 

Mas afinal, o que muda na prática?

 

Essa alteração tem como objetivo tornar o mercado brasileiro mais próximo dos mercados internacionais e, principalmente, permitir que os investidores possam acompanhar o valor atual dos patrimônios que adquiriram anteriormente de forma mais transparente, caso exista a intenção da venda no momento da consulta, antes do vencimento definido na contratação, seguindo a flutuação diária das negociações.

 

O que é Marcação a Mercado (MaM)?

 

É o processo de precificação diária de ativos que se baseia na atualização de valores de acordo com a negociação atual do título no mercado. Se a negociação está em tendência de baixa do valor contratado, o seu saldo de investimentos cairá, se a situação for a oposta, com valorização do título, o seu saldo aumentará. 

 

Ao primeiro contato, o cenário pode assustar os investidores mais conservadores, porém, a nova medida busca apenas oferecer uma possibilidade de verificar se há ganho com a saída antecipada do papel com a oscilação dos preços. Ou seja, mesmo que os preços dos ativos estejam atualizados, se o investidor mantiver os papéis na carteira até o vencimento, receberá como retorno a taxa de remuneração que foi contratada quando optou pelo ativo. Para os títulos CDBs, LCA, LCI será mantido o modelo de Marcação a Curva.

 

Você já possui produtos de Renda Fixa em sua carteira de produtos? Gostou da novidade e quer mais detalhes sobre a marcação a mercado? Nosso time de especialistas está pronto para tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com a Philos Invest.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.