O primeiro passo para investir seus recursos é identificar o seu perfil de investidor. Não basta, ao assessor, o conhecimento sobre investimentos: ele precisa conhecer você. Só assim pode conectá-lo às melhores oportunidades. Seus medos, objetivos, prioridades e experiência é que determinam por quais caminhos irá seguir. Através de uma avaliação criteriosa a fim de encontrar a estratégia ideal pra você, pode-se classificá-lo em: conservador, moderado, arrojado ou agressivo.

CONSERVADOR

Busca preservar o patrimônio. Tem aversão ao risco e prefere ganhos acima da taxa da inflação a arriscar para uma maior rentabilidade. Costuma optar por investimentos com alta liquidez – que permitem o resgate imediato ou quase imediato. Seus objetivos tendem a ser de curto e médio prazo. Geralmente, tem pouca experiência no mercado financeiro.

A classe que mais combina com esse perfil é a renda fixa – Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs e debêntures, entre outros com retornos mais previsíveis. É recomendável que se varie entre títulos com prazos diferentes.

MODERADO

Está disposto a assumir riscos moderados para uma maior rentabilidade, admitindo perdas limitadas de patrimônio em situações adversas. Preza pela segurança, mas deseja uma carteira um pouco mais variada, alocando seus recursos em diferentes tipos de ativos. Acompanha as taxas básicas de juros, focado na preservação do capital. Geralmente, tem alguma experiência no mercado.

Além da renda fixa, a classe que mais combina com esse perfil é o multimercado (médio risco) e, com bastante moderação, pode investir em ações e fundo de ações.

ARROJADO

Com objetivos de longo prazo, se dispõe a correr riscos um pouco maiores, mas é calculista nas suas decisões. Costuma fazer projeções antes de investir. Visa ganhos maiores, admite perdas em situações adversas, mas não está disposto a passar por riscos não calculados. Geralmente, tem bom conhecimento do mercado financeiro.

Investimentos em renda variável superam o percentual destinado à renda fixa. Aplicações em ações e fundo de ações aparecem na mesma proporção do multimercado. Com moderação, também investe em fundos imobiliários.

AGRESSIVO

Busca crescimento agressivo de capital. É o perfil com maior tolerância ao risco e a menor necessidade de liquidez. Admite perdas significativas visando maior rentabilidade no longo prazo. Geralmente, tem um patrimônio maior que dos demais perfis. Além de conhecimento, é importante que tenha inteligência emocional para lidar com a alta volatilidade.

A maior parte da sua carteira é de produtos de renda variável. E, diferente do perfil arrojado, aplicações em ações e fundos de ações superam os investimentos em multimercado.  

Quer descobrir o seu perfil e saber mais sobre ele?

Responda o questionário aqui no site, na opção “primeiros passos” do menu principal.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.