Aumento da taxa Selic acima do esperado: o que muda para o investidor?

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta quarta-feira (17), elevar a Selic em 0,75 p.p., para 2,75% ao ano, no primeiro aumento de juros no Brasil em quase seis anos. Embora a alta fosse esperada, a expectativa da maioria dos analistas era de uma elevação de 0,5 p.p.

Desde a última reunião do BC, a deterioração do cenário e os efeitos da pandemia se intensificam. Com a economia ainda fragilizada, a inflação crescendo e se mantendo acima do centro da meta, a alta do dólar contra o real e o aumento dos gastos públicos, a visão do mercado é que a Taxa Selic deve seguir subindo.

Do lado externo, a alta dos Treasuries e das commodities, além de ajustes nos mercados diante da recuperação econômica, implicam em mais desafios.

E pra você, investidor, o que muda?

Nos últimos anos, com a queda da Selic, a Renda Fixa apresentou baixa rentabilidade e os ativos de renda variável tiveram um melhor desempenho. Por isso, os investidores de perfil mais conservador precisaram aumentar o risco dos seus portfólios.

No cenário atual, apesar de o aumento da taxa Selic ser acima do esperado, a alta não é suficiente para compensar a inflação. Portanto, não deve causar mudanças significativas imediatamente. Títulos de Renda Fixa com liquidez imediata, como alguns CDBs e o Tesouro Selic, permanecem com ganho real negativo. E o ambiente ainda é favorável para aplicações em ativos de risco.

Por outro lado, a elevação dos juros indica um provável início de reestruturação dos investimentos no país. Trata-se de um momento de recuperação econômica e, com a provável continuidade do ciclo de aumento das taxas, ativos como CDBs, LCIs, LCAs, Títulos do Tesouro Direto e Fundos DI devem voltar ao radar.

Em vista disso, é importante pensar em preservação de capital. O cenário exige mais cautela na tomada de decisões que visam maior rentabilidade. Vamos acompanhar.

Mapeamos o mercado para você investir com confiança e segurança. Abra a sua conta na Philos.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.