As primeiras análises indicam que a ligação do Afeganistão com os mercados não é forte. O país tem uma economia pequena, sem relevância internacional em qualquer setor e possui poucas empresas globais em seu território. O pior impacto seria na integração regional, mas tradicionalmente os países já evitam passar com seus projetos de infraestrutura por lá, em virtudes das tensões vivenciadas desde 2001.

Contudo, será preciso reavaliar as ameaças de terrorismo: se os grupos terroristas puderem se desenvolver no Afeganistão, criando conflitos no oriente médio, o aumento da volatilidade dos mercados será uma das consequências.

Outro ponto que também preocupa os analistas na retomada do poder pelo Talibã é a pressão que se cria sobre os EUA. A avaliação é que o ocorrido expõe falhas nas decisões da Casa Branca – o que reforça uma das principais dúvidas do mercado mundial: pode a China assumir o lugar dos Estados Unidos como superpotência global?

Os agentes financeiros ainda estão digerindo os impactos da nova situação. Entretanto, se ganhar força, no médio prazo, a tese de que os chineses se sobreporão ao americanos, os ativos dos EUA podem ser prejudicados. Já os títulos da China podem ser favorecidos, enquanto as tensões no Oriente Médio pressionam também o petróleo e os títulos da Rússia.

E você, investidor, o que deve fazer diante deste novo cenário?

Acompanhar. Qualquer decisão agora pode ser precoce. Precisamos aguardar mais desdobramentos para que rebalanceamentos com seus recursos ocorram de forma assertiva, e não intempestiva. Lembrando que a melhor forma de proteger seu patrimônio de crises e volatilidade dos mercados é ter sempre uma carteira de investimentos diversificada. Mitiga-se o risco de qualquer portfólio ao montá-lo com diferentes ativos e estratégias. Além das tradicionais classes renda fixa, multimercado e renda variável, aplicar  em opções alternativas e ter alocação com foco no exterior. É o que te permite, em situações como essa, acompanhar os movimentos sem desespero para a tomada de decisões.

Quer investir com confiança e segurança? Abra a sua conta na Philos e conte com a nossa assessoria. São 17 anos de experiência no mercado financeiro.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.