A compra de imóvel é uma das formas mais tradicionais de investimento. De acordo com a 5ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa anual feita pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), ter a casa própria é o desejo de aproximadamente 30% dos brasileiros que investiram em produtos financeiros em 2021.

Esse costume vem de geração que viveu uma época hiperinflacionada, na década dos anos 80 e início dos 90, onde tudo sofria alterações de valor no mesmo dia e de maneira desorganizada, então, ter um imóvel era visto como forma de se proteger e valorizar seu capital por herança.

E quais são as preocupações na hora de comprar um imóvel?

Sendo para moradia ou gerar uma renda fixa, o fato é que, no mundo ideal, o comprador precisa ter um montante acumulado para realizar a compra do imóvel sem ficar refém dos juros provindos do parcelamento, e ainda que gere uma renda mensal, o processo é denso e burocrático, além das chances de gerar somente custos caso não haja inquilinos.

Existe outra opção de investimento em imóvel?

Na mesma década de 90, o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) chegou para impulsionar o investimento de mercado imobiliário por meio da facilitação da entrada do pequeno e médio investidor. As opções de aplicação são mais simples e sem burocracia, os valores de entrada são mais acessíveis, a compra e venda são negociadas na bolsa de valores, existe a remuneração por dividendos, igualmente ao aluguel e a tributação é somente sobre o ganho de capital, ou seja, quando a fração do fundo valoriza.

Além disso, dado o momento de alta inflação e juros crescentes, vide a última divulgação da taxa Selic que aumentou para 13,25%, as taxas de reajustes dos contratos dos fundos imobiliários também são altas, o que garante o aumento dos retornos de dividendos. E ainda assim, se os compararmos com o retorno de um imóvel alugado diretamente a uma pessoa física (entre 0,3 e 0,5% ao mês aproximadamente), facilmente nota-se uma diferença significativa nos ganhos. Atualmente, encontramos dividendos com retornos de 1% e até superiores a esse valor.

Como você viu acima, existem muitos motivos do porquê considerar o fundo de investimento imobiliário como uma oportunidade no mercado financeiro. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Converse com nossos especialistas .

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.