inflação em alto no início do ano
Papéis lastreados pelos índices inflacionários são o foco para investimentos nesse ano
Preparado para os desafios de 2022 no mercado financeiro?

Um fator que movimentará os setores da economia é a inflação: a grande vilã, que mexe nos preços e serviços – e que corroe o nosso poder de compra – promete ser protagonista no novo ano. Com o acumulado em 12 meses (até novembro de 2021), alcançando os dois dígitos (10,74%), ficou ainda mais desafiador fazer o patrimônio render acima dela.

Segundo parte dos analistas, a “inércia inflacionária” pode responder por quase metade do índice esperado para 2022 – Banco Central estima 4,7% e mercado 5,03%. O que significa isso? É a alta de preços atual baseada na inflação passada. Por exemplo: reajuste de preços que são baseados nos índices inflacionários, como IPCA, IGP-M, entre outros. Energia, aluguéis e concessionárias públicas estão nesse bolo. Temos uma pressão maior na subida de preços e a economia segue duramente afetada pela pandemia da Covid-19.

Entretanto, há sim possibilidades de ganhos. É preciso estar atento às oportunidades em qualquer cenário de crise. E uma opção que surge na fase atual está ligada justamente à inflação: são os papéis atrelados aos mesmos índices que castigam os preços e serviços.  O IPCA – que, no Brasil, funciona como índice oficial da inflação – lastreia alguns papéis do Tesouro Direto. Além da correção, o TD ainda paga uma taxa fixa durante o período que você mantém o capital na aplicação. Importante lembrar que, para evitar perdas, deve-se respeitar o prazo escolhido para o resgate do montante. Há opções do TD que pagam juros semestrais, se a sua intenção for complementar a renda.

Com a subida vertiginosa da SELIC – que iniciou 2021 a 2% e terminou em 9,25% –, aplicações como os CDBs ficaram mais atrativas, embora, no geral, ainda percam para a inflação. E com o aumento da taxa básica de juros, somado à desconfiança do mercado externo com a nossa política doméstica, a Bolsa do Brasil (B3) sofreu desvalorização – o que, aos olhos dos investidores de perfil mais agressivo, a tornou um bom investimento dado o baixo preço de ações de grandes empresas, como bancos e telecons.

Perfil, risco e prazo norteiam as oportunidades que o mercado apresenta. Você conhece o seu perfil? Faça o teste no nosso site e encontre, com a nossa assessoria, as melhores opções de investimentos pra você.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.