Prazo e rentabilidade no investimento

Investir nem sempre é uma matemática básica, mas existem parâmetros que permitem chegar a uma boa equação. Como o período que pretende manter o seu dinheiro investido. No mundo dos investimentos, o tempo é dividido entre curto, médio e logo prazo. Mais conhecido como horizonte de investimentos, eles não são exclusivos, mas sim, inclusivos e podem atender a cada meta específica do seu planejamento.

 

Qual o prazo ideal para aplicar um recurso?

A resposta é simples, depende. Descubra as melhores possibilidades de investimentos de acordo com o prazo de maturação e rentabilidade esperada que encaixam no seu perfil.

 

Curto prazo – Até 1 ano e 3 meses

Para aquisição ou conquistas concretizadas em curto espaço de tempo, como um carro, imóvel ou oportunidade inesperada.

Como o recurso está programado para ser usado rapidamente, precisa de ativos que o proteja sem risco de perdas.

Eles são mais conservadores, com baixa volatilidade, alta liquidez e seu principal objetivo é garantir que o recurso investido não perca valor. CDB´s, LCI, LCA, tesouro direto, fundos de DI, debênture são opções de investimentos adequadas para esse período de tempo.

 

Médio Prazo – Entre 1,3 até 4 anos

O alvo está mais no futuro, sem necessariamente, estar atrelado a um sonho específico, mas na maturação do investimento.

Esse não é para ser resgatado às pressas, ou seja, não tem liquidez imediata. Aceita variações de rentabilidade, oscilando entre o positivo e negativo, em busca do desempenho no longo do prazo.

As estratégias passam por projeções de diferentes cenários macroeconômicos, além de análises fundamentalistas que avaliam os níveis de preços dos ativos, como a taxa de juros, câmbio e bolsa, não só do mercado nacional, mas de outros mercados também.

Nesse grupo destacam-se os fundos de multimercados, fundos de long and shorts, fundos de arbitragens, fundos quantitativos, fundos macros e fundos total returns.

 

Longo prazo – Supera 5, 10, 20 e até 30 anos

A expectativa do uso do capital está distante. Como a aplicação para sucessão patrimonial, ganhos para aposentadoria, investimentos no desenvolvimento dos herdeiros.

A diversificação é o grande aliado para a maximização da rentabilidade e redução dos riscos para aplicar o recurso, sem espaço para ações intempestivas diante de pequenas perdas momentâneas.

Opções com volatilidade maiores, outras com baixa liquidez ou até os ativos alternativos fazem parte dessa cesta de aplicações, como ações, fundos de ações, fundos imobiliários, fundos de participações e fundos private equity.

 

.

O melhor resultado da alocação de acordo com tempo é quando o investimento tem uma parcela em cada horizonte. Quer saber mais e conhecer oportunidades do mercado para a alocação dos seus recursos? Converse com o nosso time de assessores.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.