Nos últimos anos, o daytrade – modelo que caracteriza a realização de investimentos na Bolsa de Valores que começam e terminam no mesmo dia – tornou-se uma forma de investir muito conhecida e desejada pelos investidores, pois além do mapeamento de padrões nos gráficos que demonstram a flutuação do preço de uma ação no tempo (o que chamamos de análise técnica), ela possibilita ganhos diários com operações de curto prazo, isso na relação de oferta e demanda do papel.

 

Mas esse formato não é o único modelo para se ter rentabilidade com ações, vamos falar sobre a análise fundamentalista, uma forma que consiste em conhecer a empresa a ser investida de maneira profunda, monitorando seu modelo de negócio, lucro, receita, consistência e seus múltiplos, além do famoso “valuation”. Isso garante uma visão a longo prazo desse investimento, com confiança nos resultados e valorização do papel. Existem muitos indicadores que ajudam nesse monitoramento de performance. Separamos alguns indicadores (múltiplos) que vão ajudar você a dar início na análise da compra de ações com segurança e longo prazo.

 

Indicadores de Valuation
  1. P/L – Preço atual/Lucro por ação
  • Quanto o mercado está disposto a pagar pela ação

 

  1. P/VP – Preço atual/ Valor patrimonial por ação
  • Comparação da relação do preço de negociação de um ativo com seu VPA.

 

  1. EV/EBITDA – Enterprise Value ou Valor da Firma
  • Indica quanto custaria para comprar todos os ativos da empresa, descontando o caixa. Este indicador mostra quanto tempo levaria para o valor calculado no EBITDA pagar o investimento feito para comprá-la.

 

Indicadores de Eficiência
  1. Margem EBITDA – EBITDA/Receita líquida
  • Mede quanto a empresa ganha com a venda dos seus produtos.

 

Indicadores de endividamento
  1. Dív. líquida/PL – Dívida líquida/Patrimônio líquido
  • Informa quanto de dívida a empresa está usando para financiar os seus ativos em relação ao patrimônio dos acionistas.

 

  1. Dív. líquida/EBITDA
  • Além do grau de endividamento da empresa, também indica quanto tempo seria necessário para pagar a sua dívida líquida, considerando o EBITDA atual.

 

Indicadores de Rentabilidade
  1. ROE – Lucro líquido/Patrimônio líquido
  • Mede a capacidade de uma empresa em agregar valor a partir de seus próprios recursos e do dinheiro de investidores.

 

  1. ROA – Lucro líquido/Ativo total
  • Calcula a capacidade de uma empresa gerar lucro a partir dos ativos, além de, indiretamente, indicar a eficiência dos seus gestores.

 

  1. ROIC – (EBIT- Impostos)/(Patrimônio Líquido + Endividamento)
  • Mede a rentabilidade que uma empresa é capaz de gerar em razão de todo o capital investido.

 

Indicadores de Crescimento
  1. CAGR Receitas 5 anos -Taxa de crescimento anual composta
  • Taxa de retorno necessária para um investimento crescer de seu saldo inicial para o seu saldo final.

 

Mas claro, assim como aconselhamos no post passado sobre Investimentos Imobiliários, o que vai te garantir maior segurança sempre, é contar com o apoio de um profissional que lida com esse assunto todos os dias. Para isso você pode contar com a Philos, venha conversar com nossos assessores.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.