Reserva de emergência

O novo corona vírus pegou muita gente de surpresa e a pandemia expôs a importância de se ter uma reserva de emergência para, caso algo dê errado, você conseguir bancar suas despesas mensais fixas por um determinado período e não cair nas dívidas.

É como pagar um seguro – você tem esse dinheiro guardado para se preparar em caso de necessidade. Uma reserva de emergência deve ser o seu primeiro investimento para ter uma vida financeira equilibrada e por isso deve ser feita em ativos seguros e com liquidez.

Confira os passos para você começar a pensar em criar uma reserva de emergência e já está preparado para uma nova situação não esperada.

O que fazer com as despesas mensais?

Coloque no papel suas despesas, por exemplo, com moradia, saúde e família. O ideal é ter o controle e garantir o orçamento em relação ao custo com os gastos essenciais e supérfluos.

É importante compor a reserva para que cubra 3 meses dessas despesas mensais e ela somente deve ser utilizada para esse objetivo.

Se existem dívidas nas suas despesas é importante ter o controle igual para que elas sejam programadas e pagas sem prejudicar o seu orçamento.

Comprar por impulso, evite!

O objetivo não é abrir a mão do consumo, mas consumir de maneira inteligente, cortando tudo aquilo que gera custos e nenhum aproveitamento real na sua vida, pois existem muitos estímulos na sua rotina diária para te atrair e levá-lo a uma nova despesa por instinto, afinidade sem nenhum racional. O ideal é sempre ser objetivo, trabalhar com listas de compras, avaliar se já tem igual ou similar ao que está desejando e se não, se existem opções mais econômicas disponíveis no mercado.

Equilíbrio é tudo, então preserve uma parte da sua receita mensal.

O desafio está em equilibrar as despesas com a sua renda de forma que pelo menos 20% da sua receita possa sempre ser destinado a investimentos. Independente do montante da sua remuneração mensal, será a partir dessa rotina a oportunidade real de você construir a sua reserva de emergência. Esse valor precisa ser tão importante quanto as suas despesas mensais.

Por quê? Porque são os seus hábitos de hoje que podem e devem te permitir acumular para, no futuro, se necessário, resgatar ou partir para uma nova caminhada em novas modalidades de investimentos com foco de longo prazo e não somente para situações inesperadas.

 

Quer conhecer mais sobre investimentos e formas de preservar o seu patrimônio? Entre em contato com um assessor de investimentos da Philos Invest.

Abra ou transfira agora mesmo.

    Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.

    Cadastre-se e receba sua ASSESSORIA gratuita

      Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer tipo de SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.